AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR

A avaliação escolar é um processo sistemático, contínuo, cumulativo, participativo, destinado a verificar o alcance dos objetivos de modo a reorientar o processo de ensino – aprendizagem. Na avaliação do aluno, o aspecto qualitativo prepondera sobre o quantitativo. Por aspecto qualitativo entende-se a complexidade dos comportamentos adquiridos pelo aluno, que de refletir o uso que é capaz de fazer do conhecimento assimilado, o que é capaz de criar e a capacidade de questionar o que lhe é apresentado. O aluno é avaliado em relação à aquisição de conhecimento, desenvolvimento de habilidades e no que diz respeito ao comportamento, atitudes e hábitos sociais.

O resultado do aluno referente à aquisição de conhecimento e desenvolvimento de habilidades é expresso por uma nota na escala de 0 (zero) a 10 (dez).
A nota bimestral terá como base os diversos instrumentos de medida utilizados pelo professor.
Serão considerados os seguintes recursos para a Avaliação do aproveitamento escolar:
– Observação contínua do aluno em termos de hábitos e atitudes;
– Meios de medida de aferição da aprendizagem;
– Conselho de classe;
– Auto-avaliação.

PROMOÇÃO

A promoção ocorre ao final de cada ano letivo dependendo do rendimento escolar revelado pelo aluno e da frequência obtida.
A média anual do aluno será o resultado da média dos 4 bimestres.

MA = 1º B + 2º B + 3º B + 4º B
4


Será promovido de imediato o aluno com:
– Frequência igual ou superior a 75% do total de horas letivas que alcançar média anual igual ou superior a 7 (sete).
O aluno que não for promovido de imediato, será submetido a uma prova final. Sua média final será resultante da seguinte fórmula:

MF = MA + PF
2


– Será promovido após Prova Final:
O aluno com frequência igual ou superior a 75% e que alcançar média igual ou superior a 5 (cinco).

– Será submetido à recuperação e/ou reclassificação:
O aluno com frequência igual ou superior a 75% e com média final inferior a 5 (cinco).

– Será promovido após a recuperação e/ou reclassificação:
O aluno que alcançar após as provas de recuperação e/ou reclassificação, nota igual ou superior a 6 (seis), em até três disciplinas.
A nota obtida após as provas de recuperação e/ou reclassificação substitui a média final quando superior a esta;
O aproveitamento do aluno no período de recuperação é avaliado por meio de prova escrita e/ou tarefas realizadas nesse período, e ouvido o Conselho de Classe.

RECUPERAÇÃO FINAL

Os resultados de recuperação final são realizados para os alunos do Ensino Fundamental e  Ensino Médio , por meio de atividades desenvolvidas ao longo do período letivo regular, inseridos no planejamento bimenstral.
Os estudos de recuperação final têm por finalidade ao aluno recuperar-se de deficiência de aprendizagem que haja revelado no decorrer de cada bimestre.

PARÁGRAFO ÚNICO: Os estudos de recuperação constam de aulas e/ou trabalhos, atividades e testes que levem a revisão e fixação de conteúdos não aprendidos no decorrer do ano .